Pallets e caixotes são opções mais baratas para decoração de ambientes

compartilhe
Pallets e caixotes são opções mais baratas para decoração de ambientes
5 (100%) 1 vote

Com charme rústico, materiais podem ser transformados em camas, sofás, mesas, cadeiras, nichos, armários, entre outras peças do mobiliário.

Estudante de arquitetura empreende no setor de móveis sustentáveis em Sorocaba (Foto: Rafael Ranéia/Arquivo pessoal)

Acessíveis e versáteis, os pallets e caixotes de madeira vêm conquistando espaço na decoração. Isso porque os materiais podem ser transformados em uma infinidade de móveis, bastando usar a criatividade para torná-los funcionais. Com charme rústico e despojado, as peças ainda são sustentáveis.

Em Sorocaba (SP), o estudante de arquitetura e bioconstrutor Rafael Ranéia da Silva, de 22 anos, decidiu empreender no setor dos móveis sustentáveis, que são aqueles feitos a partir da reutilização de materiais – como os pallets e caixotes – ou com materiais que geram menor impacto ao meio ambiente por meio de uma nova tecnologia, por exemplo.

Além de aumentar a vida útil dos materiais que seriam jogados no lixo, os móveis sustentáveis conferem aos ambientes um aspecto rústico e despojado e podem estar na casa toda, desde a sala até o quintal. Foi buscando isso que o engenheiro de produção João Henrique de Macedo decidiu trocar o sofá e a cama tradicionais pelas versões de pallets.

Assista a reportagem completa a seguir:

=> FABRICANDO E VENDENDO MÓVEIS DE PALETES <=

“Gosto da ideia de reutilização. Minha sala possui tapetes e almofadas espalhados e a ideia era fazer um espaço no chão. Unindo a beleza do pallet como móvel rústico e podendo escolher a altura do mesmo, consegui uma solução que saísse do comum e trouxesse conforto e beleza dentro da ideia que eu tinha em mente”, conta João. Para o sofá, foram necessários apenas dois pallets.

Apesar da popularização dos móveis sustentáveis, o estudante de arquitetura acredita que eles não são uma tendência, mas sim uma necessidade.

“Atualmente existem mais pessoas preocupadas com todo esse contexto. Com tantas crises e momentos que geraram forçadas reflexões, como a crise hídrica na grande São Paulo em 2015, se fez nascer essa sensação de que tudo deve ser de certa forma sustentável para manter a harmonia do consumo, que hoje ainda é desenfreado”, pontua Rafael.

Para quem quer apostar no charme dos móveis sustentáveis para decorar o ambiente, os pallets e caixotes são materiais comumente descartados em empresas, mercados, feiras e podem até serem comprados pela internet.

“Para saber se a madeira do pallet ou caixote está em boas condições de uso basta observar a cor e a rigidez. A cor não pode estar escura, pois significa que tomou bastante chuva e sol. Dessa forma, o material quebra bem mais rápido. Para testar a rigidez, é só colocar uma carga na peça. Madeiras novas envergam, mas não quebram”, explica Rafael.

FONTE: G1

FAÇA COMO O ESTUDANTE DE ARQUITETURA RAFAEL E CONQUISTE SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO FABRICANDO MÓVEIS DE PALETES. CONHEÇA O CURSO:

=> FABRICANDO E VENDENDO MÓVEIS DE PALETES <=

compartilhe

5 thoughts on “Pallets e caixotes são opções mais baratas para decoração de ambientes”

  1. Quero muito fabricar e aumentar minha renda aqui na minha marcenaria, achei ótima a ideia dos pallets sendo transformados em
    móveis decoração sustentável .

  2. Isso é uma área muito inovadora, eu curti muito mesmo a ideia de criar meus própios móveis e despertou até mesmo a ideia de negócio com esse modelo barato e lucrativo, se possível até mesmo umas franquias sobre esses produtos. É uma ótima idéia curte muito e parabéns pelo artigo !

Os comentários estão fechados.